Configurando Pontos de Venda PDV Woocommerce

Se você quiser adicionar pontos de venda adicionais:

  1. Vá para Ponto de venda > Pontos de venda > Adicionar novo .
  2. Digite o nome do ponto comercial que você deseja criar.
  3. Vá para o painel de dados do Outlet e selecione a seção apropriada para inserir as informações aplicáveis.

Seção de endereço

A seção de endereço é onde você insere a localização da tomada. Isso é usado para calcular o imposto para pedidos feitos a partir de registros atribuídos a este ponto de venda.

Seção de contato

A seção de contato permite inserir detalhes de contato que são impressos em recibos de loja gerados.

Seção Wi-Fi

A seção WiFi é para gerentes de loja que desejam compartilhar sua internet sem fio com clientes pagos. Os detalhes sem fio são impressos em recibos de loja gerados.

Seção social

A seção social é onde você pode inserir detalhes e identificadores sociais para essa saída específica.

Configurando o cadastro

Se você deseja configurar registros adicionais:

  1. Vá para Ponto de Venda > Cadastros > Adicionar Novo .
  2. Digite o nome do registro que deseja criar.
  3. Vá para o painel de dados de registro e selecione a seção apropriada para inserir as informações aplicáveis.

Seção geral

Seção de fim de venda

Atribuindo usuários à tomada

Para abrir ou entrar em um cadastro, o usuário logado deve estar atribuído ao estabelecimento ao qual o cadastro pertence. Para atribuir seu usuário a uma tomada:

  1. Acesse seu perfil de usuário ou, se estiver atribuindo outro usuário, acesse o perfil de usuário dele .
  2. Role para baixo até a seção Ponto de venda e selecione o ponto de venda no campo Pontos de venda atribuídos .
  3. Clique em Salvar Alterações e o usuário agora terá acesso aos cadastros que estão neste ponto.

Além de atribuir usuários a pontos de venda, você também pode restringir o que os caixas podem fazer ao usar a caixa registradora, incluindo:

Criando uma grade de produtos

Você pode optar por exibir sua própria grade de produtos com blocos predefinidos. Para criar uma grade:

  1. Vá para Point of Sale > Grids e clique em Add New .
  2. Digite o nome da grade e clique em Add Tile .
  3. Escolha o tipo de bloco que deseja adicionar; seja Produto ou Categoria de Produto 
  4. Clique em Publicar para criar a grade.

Após criar a grade, você precisará atribuir esta grade a um registro:

  1. Vá até o registro ao qual deseja atribuir a grade e clique em Editar .
  2. Na guia Geral , clique em Product Grid e atribua a grade que você acabou de criar.
  3. Clique em Atualizar nas ações de registro.
  4. A grade agora está atribuída a este registro.

Você também pode adicionar produtos a uma grade diretamente da página de produtos.

  1. Vá até o produto que deseja adicionar e clique em Editar Produto .
  2. Role para baixo para a direita, perto da caixa meta rotulada Product Grids.
  3. Você pode verificar a grade à qual deseja adicionar este produto ou clicar em  Adicionar grade de produto para adicionar uma grade.

Configurando modelos de recibo

Você pode criar vários modelos de recibo para atribuir a diferentes registros. Há uma variedade de configurações disponíveis para configurar o layout do recibo e opções para incluir o que imprimir. Para editar o modelo de recibo padrão:

  1. Vá para Ponto de Venda > Recibos e em Recibo Padrão clique em  Editar .
  2. O familiar personalizador do WordPress aparecerá com uma visualização ao vivo de como os recibos da loja aparecem para os clientes.
  3. No personalizador, você pode ajustar as configurações de recibo nas seções à esquerda.

Imprimindo códigos de barras de produtos

Você pode imprimir códigos de barras de produtos usando a ferramenta integrada disponível na página Ponto de venda > Códigos de barras . Para imprimir o código de barras de um produto:

Verifique se as margens da impressora nas configurações do navegador estão definidas como mínimas ou nenhuma para garantir a impressão precisa das etiquetas.

Configurações globais

Opções gerais

Opções de status

Opções de registro

Tema

Gestão de caixa

Opções de blocos

Opções de pedido

Opções do cliente

Ações de fim de venda

Opções fiscais

Opções de relatório

Configurando unidades de medida

Para lojistas que vendem estoque de produtos em uma unidade de medida específica ou em decimais, você pode optar por solicitar ao caixa um valor de quantidade específico quando o bloco do produto for clicado. Para habilitar esse recurso globalmente:

  1. Vá para Ponto de venda > Configurações > Blocos .
  2. Na página Unidades de medida , marque a caixa denominada Unidade de medida .
  3. Clique em Salvar alterações .

Para alterar a unidade de medida de um produto, você precisaria acessar a página do produto:

  1. Vá para o Painel de Dados do Produto > Ponto de Venda .
  2. Marque a caixa para Unidade de medida  e selecione a  Unidade para o produto.

A partir daqui, você também pode definir como os valores sugeridos são gerados. Basta inserir o valor sugerido inicial, cálculo e fator.

Configurando códigos de barras incorporados

Para lojistas que desejam vender produtos com códigos de barras incorporados de preço ou peso, você precisará habilitar essa configuração na página  Ponto de venda > Configurações > Blocos > Unidades de medida  .

Para o código de barras UPC-A, o valor representa o preço e o multiplicador é 100.

Para produtos com unidades de medida, você pode optar por substituir a quantidade no PDV ao digitalizar códigos de barras incorporados ao preço:

  1. Vá para o produto com Unidades de medida habilitadas.
  2. Role para baixo até o painel Product Data e clique em Point of Sale .
  3. Marque a caixa  Substituir Quantidade .

Configurando os cartões da loja do cliente

Para proprietários de lojas que desejam digitalizar e carregar detalhes do cliente ao processar pedidos, você pode usar números de cartão de cliente para gerenciar clientes. Para habilitar esse recurso globalmente:

  1. Vá para Ponto de venda > Configurações > Cliente .
  2. Marque a caixa Habilitar cartões de cliente .
  3. Clique em Salvar alterações .

Para definir um número de cartão de cliente para um usuário:

  1. Vá para o cabeçalho Perfil do usuário > Ponto de venda .
  2. Insira o número do cartão no campo Cartão do Cliente . Se já houver um número de cartão de cliente definido, você precisará clicar em Alterar número do cartão .

Funções do usuário

Existem duas funções de usuário que são instaladas ao ativar esta extensão. Essas funções estão relacionadas ao acesso de registro, acesso de back-end e configurações limitadas ao gerente da loja.

Escriturário

Gerente de loja

Visibilidade do produto

Você pode optar por exibir produtos apenas no PDV, apenas na loja virtual ou em ambos. Esta configuração é uma configuração global que pode ser configurada aqui . Assim que esta configuração estiver habilitada:

  1. Vá para o produto para o qual você deseja controlar a visibilidade.
  2. Em Publicar > Visibilidade do PDV , clique em Editar .
  3. Escolha uma das seguintes opções POS & Online , POS Only ou Online only.

Uso

Registros de abertura e fechamento

Para abrir um cadastro, clique em Ponto de Venda > Cadastros e escolha o cadastro que deseja abrir.

Caso o cadastro já tenha sido aberto, o botão exibirá Enter . Se o registro estiver fechado, ele exibirá Open .

O painel de login é a primeira coisa que você verá ao abrir o registro. Isso exibirá os caixas atribuídos à saída. Clique no perfil que deseja fazer login e digite a senha para entrar no cadastro.

No painel de login, existem vários indicadores para visualizar rapidamente as principais informações de registro:

Para fechar um registro, clique no ícone WooCommerce no canto superior esquerdo do registro e clique em Vendas na parte inferior. Isso exibirá a janela de fechamento do registro. A partir daqui, você pode clicar em  Fechar registro para fechar a sessão.

Adicionando produtos

Existem quatro maneiras de adicionar produtos ao carrinho na página de registros:

Usando a grade do produto

A grade de produtos exibe produtos como blocos quadrados e categorias como blocos retangulares. Você pode configurar a grade de produtos para exibir produtos específicos ou carregar dinamicamente uma categoria específica. Consulte Criando uma grade de produtos para obter mais informações sobre como criar sua própria grade de produtos.

À medida que você navega pelas categorias de produtos, a trilha de navegação exibirá a categoria ou o produto atual. Clicar no primeiro item na trilha de navegação navegará de volta ao início da grade do produto. As categorias filhas serão exibidas primeiro e os produtos serão exibidos abaixo.

Para produtos variáveis, as opções serão exibidas como blocos e à medida que você fizer suas seleções, as opções selecionadas serão exibidas acima. Os caixas podem voltar pela seleção usando o breadcrumb.

Para classificar os blocos de produtos, clique no ícone de seta no canto superior direito da grade. Isso permitirá que você classifique por nome, data de adição, popularidade e itens em destaque.

Para visualizar o estoque do produto ou ler a descrição do produto, clique no pequeno ícone de três pontos no bloco do produto. Isso carregará mais informações sobre um determinado produto em um painel de tela cheia. Esse recurso pode ser ativado ou desativado em Ponto de venda > Configurações > Blocos .

Adicionando um produto personalizado

Para produtos personalizados, você pode adicionar um produto personalizado clicando no ícone na caixa de pesquisa. Insira o nome do produto, preço e quantidade e clique em Adicionar Produto .

Para adicionar atributos do produto, como tamanho, cor, etc, clique no botão Adicionar atributo .

Para lojistas ou caixas com privilégios de publicação, você pode publicar o produto no catálogo de produtos clicando no botão Publicar produto no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo.

Procurando um produto

Se o seu catálogo de produtos for muito grande para navegar usando a grade de produtos, você poderá usar a caixa de pesquisa na barra superior para consultar um produto. Os resultados mostrarão a foto do produto, SKU, preço e contagem de estoque.

Digitalização de códigos de barras de produtos

Para digitalizar produtos para o carrinho:

  1. Clique no ícone de pesquisa na caixa de pesquisa para ativar a leitura do código de barras.
  2. Depois de clicar neste ícone, ele exibirá um ícone de código de barras solicitando que você inicie a digitalização.
  3. Neste ponto, você pode apontar seu leitor de código de barras no código de barras do produto e pressionar o gatilho.
  4. Isso consultará o código de barras do SKU do produto com o SKU do produto da loja e, se for bem-sucedido, adicionará itens ao carrinho. Se o SKU do produto não for encontrado, um erro aparecerá.

Carregando clientes

Adicionando um cliente existente

Você pode adicionar um cliente existente ao pedido pesquisando os usuários no canto superior direito. Se a pesquisa não encontrar consultas, o registro sugerirá que você adicione esse cliente com base na consulta inserida.

Adicionando um novo cliente

Se você deseja adicionar um novo cliente ao pedido, clique no botão à direita da barra de pesquisa de clientes.

Você pode escolher se deseja salvar os detalhes dos clientes ou mantê-los como convidados clicando no botão Salvar cliente no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo.

Para configurar os campos obrigatórios ao adicionar um novo cliente, vá para Ponto de venda > Configurações > Cliente > Campos obrigatórios .

Digitalizando um código de barras do cliente

Para digitalizar e carregar um cliente para o registro, clique no ícone do cliente na barra de pesquisa do cliente. Isso exibirá um prompt onde você pode digitalizar o cartão do cliente ou inserir o número do cartão do cliente.

Para habilitar os cartões da loja, você terá que marcar a caixa localizada na guia Ponto de venda > Configurações > Clientes > Cartões de cliente .

Editando itens do carrinho

Depois de adicionar um produto ao carrinho, você pode clicar no item da linha do carrinho para exibir mais opções.

Campos de itens

Ações de itens

Aplicando ações de carrinho

Abaixo do total do carrinho, há um painel de ação do carrinho. Isso apresenta as ações que você deseja que seus caixas usem ao atender pedidos pelo PDV. Os caixas podem deslizar para a esquerda neste painel para ver outras ações, incluindo redefinir, limpar e imprimir.

Aplicando um cupom

Para aplicar um cupom, clique no botão de ação do cupom . Isso abrirá a guia do cupom, onde você poderá inserir o código do cupom ou, se tiver um scanner de código de barras, poderá digitalizar o código de barras do cupom .

Anexando uma nota

Para anexar uma nota ao pedido, clique na ação Nota . Isso abrirá a guia de notas onde você pode escolher se deseja adicionar uma nota do cliente ou uma nota do pedido . As notas do cliente são enviadas ao cliente e as notas de pedido são para fins internos.

Desconto do pedido

Para aplicar um desconto, clique no botão de ação Desconto . Isso abrirá a guia de desconto onde você pode definir o motivo do desconto , o tipo de desconto (fixo ou percentual) e o valor do desconto .

Para definir as predefinições de porcentagens, vá para a página Ponto de Venda > Configurações > Cadastro e escolha os valores de desconto em Predefinições do teclado .

Ações de manutenção

Você pode recarregar o registro clicando na ação Redefinir ou se quiser apenas iniciar o pedido do zero, pode limpá-lo usando a ação Limpar .

Segurando um pedido

Para reter ou salvar o pedido, deslize para a esquerda no total do carrinho e clique em Reter . O status padrão dos pedidos que são colocados em espera pelo PDV é em espera. Isso pode ser configurado em Ponto de venda > Configurações > Geral > Opções de status .

Adicionando um método de envio

Para adicionar um método de envio ao pedido, são necessários os detalhes do cliente, incluindo o endereço de envio. Os lojistas precisariam adicionar o novo cliente ou carregar o cliente existente no carrinho de registros.

Depois que os detalhes do cliente forem carregados, clique na ação Envio do carrinho. Isso carregará a guia de envio, onde você poderá revisar o endereço de entrega e escolher o método de envio apropriado .

Atendimento do pedido

Escolhendo uma opção de pagamento

Depois de clicar no botão Pagar , ser-lhe-ão apresentadas opções para escolher o método de pagamento que pretende utilizar para apresentar a encomenda. Os métodos de pagamento são ativados e desativados na página WooCommerce > Configurações > Pagamentos .

A extensão vem com dois métodos de pagamento: ash para pagamentos em dinheiro e Chip & PIN para pagamentos EMV. Isto é para lojistas que já possuem um terminal EMV, habilite-o e o registro gerará um número de pedido que você pode usar para referência ao usar seu terminal.

Fim da venda

Depois de selecionar um método de pagamento, você verá quais ações executar ao atender o pedido:

Reembolsos

Existem duas maneiras de reembolsar um pedido; você pode usar a guia Pedidos e localizar o pedido ou pesquisar usando a guia de ação Reembolsos:

  1. Deslize para a esquerda  no painel de totais do carrinho ou clique no  botão Mais  .
  2. Clique no botão Reembolsar  .
  3. Isso abrirá a guia de reembolso, onde você poderá pesquisar o pedido que deseja reembolsar.
  4. Depois de localizar e clicar no pedido, isso carregará o conteúdo no carrinho.
  5. Você pode ajustar a quantidade ou remover produtos que não serão reembolsados.
  6. Clique no  botão Reembolsar no canto inferior esquerdo.
  7. Escolha  Recuperar Estoque ou deixe um  Motivo de Reembolso .
  8. Clique em  Continuar para finalizar o processo de reembolso.

Manutenção de estoque

Esta extensão inclui a capacidade de atualizar o estoque de produtos do back-end da sua loja. Para ajustar rapidamente os níveis de estoque:

  1. Vá para Ponto de Venda > Estoque .
  2. Digitalize ou insira o código de barras do SKU do produto .
  3. Caso o produto seja encontrado, será exibida uma tabela com imagem do produto, nome, SKU, status do estoque, nível de estoque, preço e a opção de atualização do nível de estoque.
  4. Dependendo do valor inserido, você pode:
    1. Aumente o nível de estoque pelo valor inserido clicando em Aumentar.
    2. Diminua o nível de estoque pelo valor inserido clicando em Diminuir .
    3. Substitua o valor do nível de estoque pelo valor inserido clicando em Substituir 

Observe que o PDV verificará a disponibilidade de estoque antes de processar o pagamento. Os

registros exigiriam uma recarga para que o estoque atualizado fosse refletido no registro.

Análise

Os relatórios para os lojistas analisarem os pedidos processados ​​pelo PDV podem ser acessados ​​na página Analytics > Pedidos :

  1. Vá para  Analytics > Pedidos.
  2. Em  Mostrar , selecione  Pedidos de PDV .

A partir desta página, você também pode filtrar pedidos com base no registro e no ponto de venda através do qual foi feito:

  1. Em  Mostrar selecione  Filtros Avançados.
  2. Selecione  Adicionar um filtro e escolha Register ou Outlet .

Gateways de pagamento

O Point of Sale for WooCommerce vem com dois métodos de pagamento; um para aceitar dinheiro e outro para usar chip e PIN. Para habilitar métodos de pagamento para o Ponto de Venda para WooCommerce:

  1. Vá para  WooCommerce > Configurações > Pagamentos .
  2. Para Dinheiro e  Chip & PIN , este terá um gateway dedicado.
  3. Para  ativar o método de pagamento, selecione o botão de alternância.
  4. Para gerenciar outras configurações, clique em  Gerenciar .

Se o seu gateway não estiver listado, clique aqui para abrir um ticket para discutir a integração. É importante que o gateway que você está solicitando a integração ofereça soluções de pagamento na loja. O Point of Sale for WooCommerce não exibirá gateways baseados na web, pois essa não é a melhor prática.

Hardware compatível

Até

O Point of Sale for WooCommerce é um aplicativo baseado na web, portanto, todo hardware deve ser capaz de interagir com páginas HTML. Recomendamos dispositivos com navegadores capazes de oferecer uma experiência de navegação moderna, como Google Chrome ou Safari.

Impressoras de recibos

Recomendamos impressoras de recibos capazes de imprimir páginas HTML.

Impressoras compatíveis relatadas:

Gavetas de dinheiro

As gavetas de dinheiro são conectadas à impressora de recibos e são acionadas automaticamente quando uma impressão é enviada para a impressora.

Leitores de código de barras

Recomendamos qualquer leitor de código de barras USB ou Bluetooth que emita o código de barras SKU à medida que é lido.

Leitores de cartão

Os leitores de cartão podem ser usados ​​de maneira isolada usando o método de pagamento Chip & PIN integrado – isso exigirá que você confirme o pagamento com o terminal escolhido.

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