Como definir a Missão, Visão e Valores de uma empresa é um dos passos fundamentais para a implementação de uma Gestão Empresarial de sucesso. Estaremos orientando a entender mais sobre esses três pilares, e possibilitando alcançar melhores resultados e definir a identidade e cultura organizacional.
Então você ainda pode pensar não preciso elaborar esses três pilares, pois sou pequeno e trabalho sozinho. Digo a você: “Você necessita sim de ter um programação de Gestão Empresarial, mesmo sendo a única pessoa dentro de sua empresa!”
Você sabia que por meio da Missão e Valor é possível direcionar o profissional de Design que vai desenvolver o logo de seu negócio?
Sabia que por meio da Missão e Valor é possível facilitar a vida do profissional que vai desenvolver seu Site ou Loja virtual?
Percebeu como a Missão, Visão e Valores são ferramentas importantes de direcionamento da gestão e que as empresas podem utiliza-las para definir a sua estratégia de negócio
Com estas diretrizes uma empresa pode definir o que é, aonde quer chegar e como pretende chegar até isso. Não existe uma companhia de sucesso que não tenha definidas sua missão, visão e valores.
Antes de prosseguir a leitura, se pergunte, qual motivo o levou a desejar ter idealizado sua própria empresa?
Como informado as indicações estratégicas de uma empresa, comercio ou escritório são estabelecidas pela Missão, Visão e Valores dessa empresa. Por meio delas, é possível perceber com antecedência os sinais de alterações, reconhecer as oportunidades e assim podendo transformar essas oportunidades em condições para ações positivas.
Ao definir as etapas da Missão, Visão e Valores foi tomado direcionamento fundamental para a implementação de uma Gestão eficiente em sua estratégia.
Vamos entender melhor e como elaborar a Missão, Visão e Valores de uma empresa, comercio ou escritório?
O que é missão, visão e valores?
A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. A falta de um Planejamento Estratégico pode levar a caminhos incertos, afinal é necessário o entendimento inicial sobre a empresa para guiar tomadas de decisões e conseguir atingir os resultados previstos.
Percebe como a definição desses pilares é importante no direcionamento de ações a serem tomadas pelos gestores e deixar claro o caminho a ser seguido e onde a empresa quer chegar. A criação da missão, visão e valores oferece um ponto de vista para novas contratações e auxilia no desenvolvimento dos objetivos estratégicos.
Entenda ao longo desse artigo o que são missão, visão e valores nas empresas, seus conceitos, a importância e o passo a passo.
O que é Missão da Empresa?
A missão é como uma afirmação, consistente do propósito e o motivo da existência da empresa, a finalidade da sua criação. Em outras palavras a missão é a razão de ser da empresa, é a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil. Ela justifica os lucros gerados na presença de seu proprietário e ajuda a marcar de maneira solida sua presença junto a sociedade em que atua.
A missão pode ser estabelecida como a identidade da empresa, a qual vai explicar o negócio de forma breve, objetiva e clara para todos que fazem parte da empresa ou comercio, assim como para seus clientes. Após criação da Missão de seu negócio todas as ações, decisões e atitudes da empresa têm necessidade de serem tomadas de acordo com esse objetivo.
À empresas e comércios que preferem esclarecer de forma detalhada como alcançar o sucesso e como medi-lo, outras sintetizam a missão de maneira mais simples. Podemos citar um exemplo prático de Missão simples proposto pela A+ Market:
“Somos uma Agência de Marketing Digital e Desenvolvimento Web, com foco na geração de resultados eficientes de marketing digital a nossos clientes, através de ferramentas de qualidades na área do marketing, trazendo resultados dos investimentos empregados”.
Como definir sua Missão?
Existem alguns pontos comuns que devem ser refletidos pela organização antes de estabelecer a missão:
- Qual tipo de negócio direciona a empresa ?
- Qual cliente seu negócio busca alcançar?
- Qual praça (Mercado) a empresa atua?
- Quais diferenciais seu negócio oferece são competitivos?
- Qual contribuição social seu negócio oferece?
Observe que não é fácil definir a missão. Mas, é por meio dela que sua empresa ou negócio estabelece políticas, desenvolve estratégias, concentra recursos e começa a trabalhar.
Como forma de apresentar para você um entendimento didático o caminho para elaboração da missão na empresa ou comercio é apresentado alguns exemplos de missão:
- Empresa de transportes Melhor Envio – O Melhor Envio é uma empresa de tecnologia obstinada na sua missão de facilitar a mobilidade de bens, disponibilizando ao e-commerce o acesso à transportadora e vice-versa.
- Clínica médica Intermédica – “Cuidar da saúde das pessoas contribuindo para sua felicidade através da excelência na prestação de serviços de assistência integral à saúde, com responsabilidade corporativa”.
- Banco – Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
Percebeu como desenvolver uma missão é de extrema importância para sua empresa ou negócio. Que tal, colocar a mão na massa e desenvolver a missão de sua empresa ou comercio?
Necessita de um auxilio maior, fale conosco!