Os cupons são uma ótima maneira de atrair novos clientes e fazer com que os leais voltem para comprar mais.
O WooCommerce inclui uma funcionalidade de cupom simples, mas poderosa, que atende às necessidades da maioria das lojas imediatamente – o que significa que você pode começar a oferecer cupons com o WooCommerce com apenas alguns cliques.
Como configurar um novo cupom no WooCommerce
Em primeiro lugar, configuraremos um cupom que você pode usar imediatamente para deixar seus clientes mais felizes.
Digamos que o aniversário da sua livraria seja em outubro. Para comemorar mais um ano de sucesso, você deseja dar aos seus clientes um desconto de 50% em livros durante todo o mês – mas apenas para os primeiros 200 clientes.
Para adicionar um novo cupom, vá para WooCommerce → Cupons e clique em Adicionar cupom. A tela de abertura apresentará os campos, Código do cupom e Descrição:
O código do cupom é o código que os clientes inserirão para aplicar o cupom ao carrinho. A descrição é um campo opcional que não é visível para os clientes, apenas para os comerciantes.
Abaixo desses campos, você verá o bloco de dados do cupom . Possui três seções:
- Em geral
- Restrição de uso
- Limites de uso
Vamos dar uma olhada em cada um.
1. Geral
Por padrão, WooCommerce vem com três tipos de desconto :
- Descontos percentuais aplicam um desconto percentual a todo o carrinho .
- Os descontos fixos do carrinho aplicam-se a um desconto de valor fixo a todo o carrinho .
- Descontos fixos para produtos aplicam um desconto de valor fixo apenas para produtos selecionados . O desconto é calculado por item e não para todo o carrinho.
Use o campo Valor do cupom para definir o valor do desconto, o campo Tipo de desconto para definir o tipo e a data de vencimento do cupom para definir uma data de vencimento. Você também pode oferecer frete grátis para clientes que usam o cupom. No exemplo acima, criamos um cupom que dá 50% de desconto em todo o carrinho e expira em 31 de outubro de 2018.
2. Restrição de uso
Se você não selecionar nenhuma restrição, qualquer pessoa poderá adicionar o cupom ao carrinho a qualquer momento, o que provavelmente não é o que você deseja.
Você pode aplicar algumas restrições diferentes ao seu cupom:
- Defina um subtotal mínimo ou máximo do pedido (ou seja: a soma do subtotal do carrinho + imposto).
- Incluir ou excluir produtos ou categorias selecionados.
- Limite de e-mails ‘permitidos’ (verificado em relação ao e-mail de faturamento do cliente) l. O WooCommerce 3.4+ também permite que você inclua um caractere curinga (*) para corresponder a vários endereços de e-mail, por exemplo, `* @ gmail.com` criaria qualquer endereço do gmail.
Em nosso exemplo, restringimos o desconto à categoria Livros usando o campo Categorias de produtos.
Se você achar que precisa adicionar mais limites – por exemplo, restringindo para novos clientes ou por país – verifique as Restrições de cupom do WooCommerce .
3. Limites de uso
Aqui, você pode especificar quantas vezes o cupom pode ser usado por cliente e no total. Você também consegue definir o número de produtos aos quais ele deve ser aplicado de uma vez. Na captura de tela acima, você verá que especificamos o cupom uma vez por cliente e por 200 clientes ao todo.
Agora, se nossos compradores adicionarem o cupom“ AMAIS10% ” a seu carrinho, eles terão 50% de desconto em todos os produtos na categoria “Livros”, desde que sejam um dos primeiros 200 clientes. Quaisquer outros produtos no carrinho permanecerão com o preço integral.