Email Marketing para Iniciantes

Você esta interessado em orientações para que você mesmo possa criar sua campanha de E-mail Marketing. Então vamos pois a A+ Market vai lhe auxiliar neste processo de Email Marketing para Iniciantes.

Você sabia que existem 3x mais contas de Email do que as contas do Facebook e Twitter combinadas?

Sabia que você tem 6 X mais chances de receber um clique por Email Marketing do que no Twitter?

Se você pretende usar o Email Marketing de forma profissional, provavelmente busca informação de como criar uma campanha eficiente e como pode acompanha o resultado de ROI (Return on Investment) ou (Retorno do Investimento) de forma mais eficiente. E neste GUIA DE EMAIL MARKETING vamos orientar você como usar esta ferramenta de Email para gerar vendas e receita para o seu negócio.

  • Mas como exatamente você deve começar uma Campanha de Email Marketing? 
  • Quais são as etapas que você precisa executar para exibir o Email Marketing e garantir que suas campanhas sejam um sucesso?

Neste guia, falaremos sobre o processo de introdução ao email marketing para ajudar a garantir que sua primeira campanha seja um sucesso.

Estabeleça seus objetivos

Antes de começar uma campanha de E-mail Marketing, o ideal é você dedicar um minuto para refletir sobre seus objetivos e o que você realmente deseja alcançar com o e-mail marketing, pois isso ditará o tipo de campanha que você seguira para envio, direcionamento, e o conteúdo ideal a incluir e desta maneira você vai poder segmentar e medir o sucesso de sua campanha.

O E-mail Marketing deve ser um componente importante de todo plano de marketing digital devido à sua eficácia em gerar conversões e criar lealdade à marca.

Exemplo de plano de marketing – exemplo de modelo de plano de marketing 

A chave para estabelecer as metas corretas para a sua iniciativa de E-mail marketing é alinhá-las às metas e aos KPIs de marketing mais amplos da sua empresa. Entendendo o objetivo que deseja gerar, por exemplo você precisa:

  1. Gerar novas inscrições para o seu produto? 
  2. Novos leads para sua equipe de vendas? 
  3. Mais participantes para o seu evento? 
  4. Mais doações para a sua causa ?

Falando em doação conheça o Mudar.org.br uma instituição beneficente, filantrópica, apartidária e ecumênica que promove o serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social e abandono, garantindo a proteção integral, cuidados com a saúde e educação, bem como realizando a reintegração familiar e social.

Bom, continuando saiba que o E-mail marketing é o canal mais poderoso para atingir seu público-alvo e pode ser usado para atingir vários objetivos diferentes; portanto, vale a pena gastar algum tempo pensando no que você deseja alcançar com ele antes de entrar.

Para ajudar a identificar quais devem ser suas metas, veja alguns exemplos separados pela A+ Market para que entenda como algumas empresas utilizam de planejamento em suas campanhas de de E-mail Marketing:

  • MercadoLivre – O popular site de vendas Marketplace gera receita com a venda de anúncios em seu site. Portanto, o objetivo principal da equipe de marketing é direcionar mais tráfego. Com isso em mente, o Mercado Livre envia boletins regulares por e-mail contendo links para descontos e produtos em seu site, com o objetivo de aumentar o número de visitas que recebem a cada mês e aumentar a quantidade de receita gerada.
  • Rip Curl – A marca global de surf gera receita com a venda de roupas de mergulho, camisetas, calções de banho e outros produtos de surf. O objetivo de sua equipe de marketing é aumentar as vendas, para que eles usem o E-Mail para promover novos produtos que estão lançando, tentando levar as pessoas a suas lojas físicas ou online para comprar esses produtos.
  • UNICEF  – A organização global de caridade fornece ajuda humanitária e assistência a mães e crianças nos países em desenvolvimento ao redor do mundo. O sucesso de sua equipe de marketing digital é doações, para que eles usem o E-Mail Marketing para alcançar sua base de doadores, instruí-los sobre os projetos de ajuda que o UNICEF está realizando e pedir doações.
  • SXSW, Inc. – Esta organização enxuta organiza alguns dos eventos mais conhecidos do mundo, incluindo os filmes SXSW, música e festivais interativos realizados todos os anos em Austin, Texas. O objetivo da equipe de marketing é aumentar a venda de ingressos e os participantes desses eventos, para que eles usem o email marketing para manter os assinantes atualizados à medida que novos artistas e palestrantes se juntam à programação.
  • Soho House – Este prestigiado clube somente para membros é um ponto de encontro regular para celebridades e magnatas da mídia em todo o mundo. O objetivo da equipe de marketing é manter a base de associados engajada no clube e usar regularmente as instalações, para que eles usem o email marketing para manter os associados atualizados sobre os eventos e funções em que podem participar.

Como você pode ver nesses exemplos, planejar o que você deseja alcançar com sua campanha de Email Marketing vai diminuir os riscos de erros e facilitar muito a identificação do que deve ser enviado e para quem enviar. Campanhas de email marketing de alto desempenho são focadas em objetivos claros de marketing.

Que tal abrir uma loja virtual e começar a vender pela internet?

Crie sua lista de E-mail?

Agora que você entendeu como estabelecer suas metas através do Email Marketing para Iniciantes, é hora de aprender a criar uma lista de e-mails para começar utilizar em sua estrategia de Email Marketing.

Existem duas maneiras diferentes de criar sua lista de e-mails, mas o método certo para cada campanha de Email Marketing é relativa ao objetivo determinado e estabelecido no Passo 01.

2.1 Importar sua lista de contatos autorizados

Se você planeja usar o Email Marketing para manter relacionamento com clientes existentes, você pode utilizar uma lista de emails já existente em seu sistema, loja virtual ou até mesmo em sua lista de e-mails cadastradas em sua caixa de mensagem. Para você que esta começando agora pode utilizar ferramentas de envio Grátis como MAUTIC ou MailChimp, para saber mais sobre estas ferramentas de envios vamos criar outros artigos em breve, então se cadastre em nosso informativo para receber novidades sobre o assunto.

Quando você utiliza ferramentas preparadas para envio de Email em Massa que é o caso do MAUTIC, você pode fazer upload manualmente de uma lista existente (de um arquivo do Excel, por exemplo) ou conectar sua conta do MAUTIC à ferramenta em que residem os dados do cliente (como SugarCRM, Facebook, ferramenta de comércio eletrônico e centenas de outros sistemas ) e desta forma conseguir sincronizar informações automaticamente entre sua conta do MAUTIC.

Antes de importar qualquer contato, verifique se você tem permissão adequada para enviar e-mail a esses assinantes. Sua lista de e-mail é baixa e não deseja utilizar uma ferramenta de envio em massa como o MAUTIC?

Ok. Durante o Guia Email Marketing para iniciante vamos orientar como construir um layout para que envie direto de seu provedor de mensagem de e-mail. Entretanto informamos que a ferramenta MAUTIC é GRÁTIS e basta que tenha uma hospedagem para instala-lo e começar a utilizar de todo seu beneficio como criação de landing page através de arrasta e solta, formulário de contato via métodos muito fácil e sem falar da automação que pode facilitar sua vida de empreendedor.

2.2 Criando uma lista de e-mail do zero

Se você planeja usar o E-mail Marketing para se comunicar com um segmento cujo endereço de e-mail você ainda não possui, será necessário criar uma estratégia de capturar de endereços de e-mail, já que sua lista será criada do zero.

E felizmente, ensinaremos a você uma segredo usado por muitos profissionais de marketing, e este segredo tem como objetivo REVELAR como conseguir criar listas de e-mails segmentadas COMPLETAMENTE DO ZERO. Este método é seguido por muitos dos profissionais mais bem-sucedidos de Email Marketing do mercado. E a fórmula é:

Incentivo de valor + meio de inscrição simples = Grande Lista de Emails

Embora seja um tanto simples, você deve lembrar e seguir uma lógica. Independentemente de quantas oportunidades de inscrição você venha apresentar a um visitante, é improvável que ele tome uma ação sem que receba um incentivo que lhe seja de valor. E não importa quão bom seja o seu incentivo, você ainda precisará deixar de modo bem simples a sua inscrição, isto se quiser que eles se cadastrem na sua lista.

A verdadeira questão é:

  • Como cria um incentivo incrível? 
  • E como você pode tornar a inscrição na sua lista realmente simples e fácil?

Embora isso seja abordado com muito mais detalhes em nosso próximo artigo guia de criação de listas de e-mail , aqui será apresentado alguns incentivos que você pode usar para motivar as pessoas a ingressarem na sua lista de e-mails:

  • Conteúdo atraente – se você tem um blog ou produz conteúdo em seu site, oferecer um melhor conteúdo leva a uma maior assinatura por e-mail, já que você oferece valor em seu conteúdo para quem esta visualizando.
  • Descontos de primeira ordem – Se você vende mercadorias por meio de uma loja on-line, oferecer às pessoas que estão visitando seu site pela primeira vez um desconto mediante inscrição em sua lista de e-mails é um incentivo de valor incrível. Já que além de incentivar os visitantes a se inscreverem, incentiva a possível comprar.
  • Atualização de remessa gratuita ou expressa – Oferecer frete gratuito de envio ou troca na compra de seus clientes é um grande incentivo para aumentar sua lista de e-mail. Entenda que essa oferta não é apenas altamente relevante, como uma estrategia de aumento de lucro quando determinado um valor médio para o beneficio. Mas também pode ser utilizada como forma de beneficio único como: comprando agora você leva X de beneficio.

E para alcançar estes gatilhos vamos orienta-lo no processo criativo de facilitar o preenchimento da Newsletter, pois este criativo facilita o acesso das pessoas ao preenchimento. Mas lembre-se o tipo de formulário de inscrição esta ligado ao incentivo de valor que você está oferecendo. Abaixo segue algumas idéias de posicionamento e métodos:

2.2.1 Barra de cabeçalho

A barra de cabeçalho fica na parte superior do seu site e contém um plano de ação para incentivar as pessoas a participar, através do formulário de cadastro de seu e-mail.

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Os usuários do WORDPRESS podem facilmente adicionar uma barra de cabeçalho ao site usando ferramentas como o Gutenberg ou Elementor vinculados o formulário do MAUTIC, e todos os endereços de e-mail capturados serão adicionados automaticamente à lista escolhida na sua conta do MAUTIC.

2.2.2 Banner de Inscrição

O banner de inscrição e uma pequena caixa que desliza para o canto inferior do seu site e contém uma ordem de ação incentivando as pessoas a se inscreverem, neste banner deve ter informativos e um campo só para inserção do endereço de e-mail. Veja um exemplo na imagem abaixo:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Está é uma entre outras varias técnica de captação de assinatura para utilizar em sua estrategia de e-mail marketing. Essa ferramenta pode parecer um pequeno banner mas não se engane uma vez vinculado a sua pagina por meio de um pequeno código gerado dentro do MAUTIC ou outro automatizador de E-mail Marketing gera uma forma adicional de captura de endereços de e-mail e o mais agradável é que os e-mail castrados serão segmentados automaticamente a sua lista quando usados em conjunto com uma automação de E-mail marketing.

Seguindo a dica de criativo onde você deve tornar amigável a forma de assinatura somado a um incentivo de valor, sua lista de assinatura segmentara um importante público para o qual poderá usar em campanhas diversas dentro da segmentação. Abaixo segue dicas de como posicionar este tipo de banner de inscrição:

– Posição superior da barra lateral

É muito comum blogs e segmentos de artigos usarem este método, visto este ser um local ideal para incorporar uma opção de newsletter segundo padrão “F”. Entretanto, o ideal é que seja posicionado acima da dobra, no espaço superior da barra lateral a direita, assim a forma apresentada viabilizara uma maior visão de primeiro plano. OBs: Este método é mais eficaz com uma barra lateral alinhada à direita, pois tira proveito dos usuários que digitalizam o conteúdo em um padrão ‘F’ , e para tanto você deve posicionar a sua Newsletter logo na entrada da pagina de seu site ou blog.

– Posição final da postagem

Quando um visitante lê seu conteúdo até o fim, é justo supor que ele tenha gostado da leitura. Então, por que não pedir que eles se inscrevam para garantir desta forma que nunca percam novos conteúdos?

Os opt-ins de final de publicação são um ótimo lugar para atrair assinantes em um espaço em que as marcas raramente incluem uma frase atrativa, você pode adicionar uma newsletter pedindo para que seus leitores comentem e compartilhem. E unido inclua uma frase de chamada visual com a inclusão do boletim. Seguindo este pequeno passo vai perceber uma melhoria nas conversões, entretanto deve seguir um calendário de atualizações de conteúdo.

– Pop-Ups

Enquanto pop-ups podem ser vistos por alguns como intrusivos e irritantes, inúmeros estudos e testes mostraram que eles podem ser eficazes. Há algumas coisas que você precisa acertar para criar uma ação eficaz de pop-up para que não irrite seu público:

  • A oferta de valor correta
  • Um forte apelo à ação
  • Cronometragem

Tática para uma oferta de valor correta é gerar “o momento é para prestar atenção”. Nesta tática a opção pop-up é exibida quando o leitor termina um artigo, ou cerca de 3/4 da página é rolada, o uso desta técnica leva a maiores chances de conversão do que aquela que é acionada em todas as páginas do site assim que um visitante chega. E venhamos tem sites que abusam com os Pop-Ups e terminam levando o internauta para bem longe do objetivo de conversão.

Alguns sites mostram apenas as opções de Pop-Up quando um usuário mostra a intenção de saída (movendo o cursor do mouse para fora da área do navegador). O autor de best-sellers do New York Times, Neil Patel, testou as inscrições com intenção de saída e conseguiu aumentar as conversões em 46% .

Implante em seu site ou blog este método e acompanhe via MAUTIC ou outra ferramenta de automação de marketing os horários de acionamentos para que possa gerenciar de forma mais eficaz seu conteúdo e gerar maiores possibilidades de conversão.

Não esqueça de seguir a dica passada pelos passos anteriores da fórmula de criação da lista de e-mails e vincule valor a sua oferta, isto vai te trazer maiores oportunidades de assinatura, e com a pratica em breve você achará fácil criar um novo público-alvo para suas campanhas de e-mail marketing.

Selecione o tipo de campanha que você deseja enviar

Bom, só com as dicas dos passos 01 e 02 você já tem material para seu criativo, mas ainda vou passar mais algumas dicas neste passo 03. Na criação de campanhas de e-mail marketing profissional existe muitas formas de executar uma ação de interesse a seu assinante. E abaixo vou expor algumas segmentações interessantes entretanto, lembre-se nesta fase você já capturou sua lista de leads (E-mails) e vai em busca de interação com seu publico, então o tipo de envio esta relacionado ao objetivo de campanha estabelecida segundo o Passo 02.

Então vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de campanhas apresentado abaixo e como elas podem ajudar você a alcançar seus objetivos de e-mail marketing.

3.1 Boletim de Notícias ou Newsletter

Um boletim de notícias por email é uma campanha de email distribuída regularmente que geralmente trata de um tópico principal de interesse.

A AirBnB (Empresa americana de mercado on-line onde oferta imoveis para hospedagem) envia regularmente um ótimo boletim à sua rede segmentada de fotógrafos freelancers.

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Como você pode ver, a campanha é enviada mensalmente e contém conteúdo sobre um tema específico: dicas e histórias sobre fotografia.

Se seu objetivo é manter contato com uma lista de pessoas que você já conhece (por exemplo, clientes existentes), um boletim informativo é o tipo perfeito de campanha a ser enviada. Isso manterá sua empresa e seus produtos em mente e fará as pessoas voltarem ao seu site.

Para uma análise mais aprofundada dos principais elementos a serem incluídos em seus boletins por e-mail, se cadastre em nossa Newsletter para acompanhar nossa futura sobre a anatomia de um boletim de e-mail perfeito .

3.2 Oferta de Marketing

Um e-mail marketing de oferta pode ser entendido como qualquer e-mail de campanha que deseje enviar com o objetivo de gerar uma resposta direta de seu publico alvo ou persona. E esta etapa pode assumir várias formas diferentes, incluindo:

  • Uma campanha mostrando algumas das mais recentes ações e incentivando as pessoas a comprar
  • Uma campanha que oferece desconto ou promoção especial em seus produtos ou serviços

Um ótimo exemplo de uma campanha de oferta de marketing é este e-mail enviado pela Pizza Hut:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

A campanha apresenta um de seus produtos a um preço promocional especial e inclui uma ordem de ação direta para compra – o botão verde “Encomende agora”.

O modelo apresentado de e-mail marketing para oferta é eficaz se o seu objetivo for impulsionar diretamente as vendas. Ao apresentar uma oferta de produto ou desconto e inclui uma chamada de ação direta como um botão “Encomende agora” levam as pessoas a determinada ação, e no seu geral a uma compra.

3.3 Anúncio

Uma campanha de anúncio é uma estrategia de e-mail marketing onde é enviado aos seus assinantes o anuncio de um novo produto, recurso ou serviço.

Um excelente exemplo de uma campanha de anúncio é este e-mail enviado pela Showtime onde anuncia o lançamento de seu novo show, Penny Dreadful.

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  A elaboração de anúncios de e-mail como este é perfeito se você deseja manter um público envolvido (ou seja, clientes existentes) onde são atualizados sobre seus produtos ou recursos mais recentes. Embora o compartilhamento de informações seja o objetivo principal, este tipo de e-mail marketing pode ter o benefício adicional de levar as pessoas de volta à sua loja ou site, onde pode surgir determinada compra.

3.4 Convite para evento

Um e-mail de convite para evento é uma campanha projetada para aumentar a conscientização sobre o seu evento e incentivar as pessoas a participar.

Abaixo é apresentado mais um ótimo exemplo de campanha com intuito inicial convite elaborado pela Lincoln.

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Como você pode ver, a campanha convida os assinantes para o lançamento do MKX 2016 e contém detalhes sobre a data, hora e local do evento, além de informações sobre como fazer a Reserva Vip.

Como mencionado anteriormente, o tipo de campanha de e-mail marketing a ser usada vai depende inteiramente de seus objetivos iniciais de captação. Se você deseja impulsionar as vendas diretas, o envio de campanhas de ofertas e anúncios de marketing retornará os melhores resultados; no entanto, se você simplesmente deseja manter os clientes existentes atualizados sobre os mais recentes projetos, produtos ou desenvolvimentos, empresa, enviar um boletim regular será a melhor maneira de conseguir isso.

Crie sua primeira campanha

Eba, agora que você já decidiu seus objetivos, conquistou uma lista de e-mail com seu público e selecionou o tipo de campanha que enviará, é hora de começar a criar seu e-mail.

Ferramentas de e-mail como o MAUTIC tornam incrivelmente fácil criar belas campanhas de e-mail marketing, mas existem alguns princípios básicos que você deve conhecer para garantir os melhores resultados de cada campanha. Se você não tem um automatizador de e-mail marketing como o MAUTIC, mas tem interesse de implanta-lo como ferramenta de trabalho para criar suas campanhas de E-mail Marketing, fale conosco via WhatsApp que implantamos para você.

Mas caso deseje só criar um layout para enviar sua campanha, abaixo disponibilizo o link para um construtor de página de leads totalmente gratuito. Você constrói sua pagina de captura escolhendo um entre os vários modelos prontos e depois basta salvar para baixa o arquivo html junto com Css. Estes dois arquivos você pode colocar em sua hospedagem e utilizar como modelo para enviar suas campanhas.

Confira o construtor de e -mails de arrastar e soltar e fornecido pela empresa Campaign Monitor .

Estruture sua campanha para facilitar a leitura

Pesquisas realizadas pelo Statistic Brain Research Institute mostram que a atenção de um adulto é, em média, oito segundos . Com um período de atenção tão curto, você pode presumir que as pessoas não estão lendo atentamente suas campanhas palavra por palavra e, em vez disso, estão procurando por algo interessante.

Portanto, escrever campanhas de e-mail longas e com muito texto não é a melhor abordagem. Você precisa estruturar seus e-mails de forma que ajude as pessoas a ler seu conteúdo e orientá-las para realização de uma à ação. E uma maneira eficaz de fazer isso é usando o modelo de pirâmide invertida:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Como você pode ver no exemplo acima, os e-mails que seguem o modelo contêm um título sucinto que destaca a mensagem principal da campanha, além de informações e recursos de suporte para ajudar a convencer os leitores sobre os benefícios do clique. O leitor recebe um destacado botão de ação que torna claro o que fazer em seguida.

Ao usar o modelo de pirâmide invertida para estruturar seus e-mails para facilitar a leitura, você ajudará a garantir que suas campanhas atraiam a atenção das pessoas e obtenham uma alta taxa de cliques.

Use imagens e imagens para aumentar o envolvimento

No exemplo do modelo de pirâmide acima, a maior parte do email é visual com o mínimo de texto. Idealmente, você deseja evitar paredes ou blocos de texto. Isso ocorre porque os recursos visuais – vídeo e imagens – são mais atraentes.

Eles também são mais memoráveis ​​e ajudam o conteúdo a se destacar.

De fato, estudos mostraram que as pessoas conseguem recuperar até 65% do conteúdo visual até três dias depois, em comparação com apenas 10% do conteúdo baseado em texto.

As pessoas também seguem instruções visuais 32% melhores do que as instruções escritas; portanto, é uma boa ideia usar recursos visuais ao direcionar seus leitores para a ação desejada.

Personalize suas campanhas por email

Quando perguntado à profissionais de marketing sob como lidavam com a personalização de e-mail marketing, foi descoberto que 38% dos profissionais de marketing tem como meta número um melhorar a personalização do e-mail e 36% afirmaram ser um grande desafio fazer esta personalização. Desta forma uma automação de marketing facilita em muito a gestão de marketing e a organização de listas segmentadas como a personalização de campanhas.

EMAIL MARKETING P INICIANTES

É mais provável que seus leitores respondam ao conteúdo que é mais relevante para seus interesses, então comece adicionando o nome na linha de assunto e personalize o conteúdo da campanha com base nos segmentos da lista para maximizar o envolvimento.

Garanta que sua campanha seja relevante para todos os assinantes

Mesmo nos estágios iniciais do crescimento da sua lista de e-mails, é uma boa ideia categorizar os assinantes em diferentes segmentos da lista. Os segmentos de lista facilitam a escolha de que tipo de conteúdo enviar para qual assinante. Quando você pode personalizar o conteúdo e torná-lo mais relevante para um determinado grupo, você melhora as taxas de resposta.

Esse tipo de otimização direcionada é muito melhor do que enviar e-mails gerais para todos.

Por que a segmentação da lista de e-mails é importante? Sabemos que, além da relevância, a segmentação de lista é importante do ponto de vista da receita. Os dados do DMA indicam que os emails segmentados e direcionados geram 58% de toda a receita de e-mail. Além disso, nossa pesquisa descobriu que os profissionais de marketing que usaram campanhas segmentadas registraram um aumento de 76% na receita – e mais de 76% dos profissionais de marketing dizem que a segmentação básica faz parte de sua estratégia de e-mail marketing.

Aqui estão alguns segmentos comuns da lista de e-mail que você pode criar para aumentar os cliques em suas campanhas e planejar um conteúdo mais direcionado com base nesses segmentos:

  • Localização geográfica – útil para promover informações específicas da loja e direcionar mercados específicos, ignorando os assinantes fora do local onde a mensagem não seria relevante.
  • Informações demográficas – útil para personalizar as mensagens da campanha para qualquer combinação de faixas etárias e de gênero.
  • Mercado – útil para segmentar usuários com base no interesse do mercado / setor, para evitar o envio do mesmo email para todos. Em vez disso, adapte a mensagem ao conteúdo específico do setor / produto / mercado.
  • Atividade passada – útil para segmentar assinantes por comportamentos anteriores de abertura e clique. Estude o comportamento para determinar qual tipo de conteúdo funciona melhor para segmentos específicos para personalizar campanhas futuras.
  • Atividade do fluxo de trabalho – útil para criar campanhas específicas para assinantes que se enquadram em determinados estágios do seu funil, como enviar uma campanha apenas para assinantes com mais de 50% de uma série de resposta automática.
  • Dados do cliente – útil para marcas de comércio eletrônico que desejam enviar campanhas direcionadas a clientes VIP, bem como campanhas direcionadas exclusivamente a clientes em risco de serem perdidos e que não fizeram uma compra em um período específico.

Existem duas maneiras principais de abordar a segmentação:

  1. Classifique os assinantes existentes no back-end usando os dados do assinante que eles forneceram quando se inscreveram
  2. Permita que os assinantes se auto-segmentem usando listas de inscrição separadas.

Com o segundo método, seu público-alvo vê os mesmos opt-ins em todo o site, mas a lista é adicionada às alterações com base no conteúdo com o qual se envolve. Portanto, se um usuário visitar um site de receitas e se inscrever em uma página com receitas veganas, ele será inscrito em uma lista segmentada de veganos.

A empresa global de roupas de surf Rip Curl entende o valor da relevância e a executa bem em seus boletins por e-mail:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Embora a Rip Curl venda também roupas de mergulho e biquínis femininos, eles sabem quem são seus assinantes do sexo masculino e, portanto, enviam apenas produtos e conteúdos relevantes aos assinantes do sexo masculino.

Ao usar os recursos na campanha como segmentos e conteúdo dinâmico , você pode garantir que seus e-mails sejam relevantes para todos os seus assinantes e aumentar as chances de cliques em sua campanha e levando a possível compra.

Garanta que suas campanhas estejam na marca e ganhe confiança

É provável que suas campanhas de email não sejam a única interação que seus assinantes estão tendo com sua empresa. De fato, seus assinantes provavelmente visitaram seu site ou página de mídia social para se inscreverem no seu email.

Por esse motivo, é importante que suas campanhas de email estejam alinhadas com as cores, fontes e marcas usadas em todos os outros pontos de contato do cliente, para que seus clientes tenham uma experiência consistente com sua marca.

A empresa Freshbooks tem por hábito realizar esta ação em suas campanhas de e-mail marketing. As fontes, cores, botões e até o estilo iconográfico que eles usam em seu site são perfeitamente replicados em suas campanhas de e-mail marketing. Veja a imagem abaixo:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Ao garantir que suas campanhas estejam alinhadas com a marca que seus assinantes veem em outros lugares, você cria a confiança de que o email é legítimo e aumenta a chance de cliques.

Facilite a conversão

Para direcionar seus assinantes a clicar em suas campanhas de e-mail, você deve facilitar o máximo possível.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP, 2019), existe 230 milhões de celulares ativos no Brasil. E tendo tantos aparelhos em uso o que você acha que esta acontecendo em dispositivos móveis. Portanto, se suas campanhas não forem otimizadas em todos os dispositivos, é bem provável que você esteja dificultando desnecessariamente a conversão de seus assinantes.

Confira a dica de como criar uma newsletter pensada em conversão via celular:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Como o modelo é responsivo, as três seções intermediárias do conteúdo são empilhadas umas sobre as outras quando exibidas em um dispositivo móvel. Isso garante que o texto e os botões permaneçam em um tamanho utilizável (em vez de reduzido) e facilita a conversão dos assinantes.

Adote uma abordagem estratégica para cronometrar suas campanhas

Ao criar campanhas, recomendamos uma abordagem estratégica para que seus e-mails sigam um calendário promocional ou editorial. Planejar suas campanhas ajuda a evitar a espera de muito tempo entre envios ou, pior ainda, inundar os assinantes com muito conteúdo.

A frequência é importante e a frequência com que você envia e-mails pode ter um impacto significativo nas taxas de receita e engajamento levando a pedido de cancelamento de suas inscrições de e-mail. Ao enviar repetidos e-mails marketing pode gerar nos assinantes uma fadiga, fazendo com que sejam desativados, assim como a geração de pedidos de cancelamento da inscrição. Envie muito poucos e você perde a atenção do seu público. Eles podem até esquecer por que se inscreveram, levando também a trágica do pedido de cancelamento da inscrição.

Então, com que frequência você deve enviar e-mails?

Felizmente, existem alguns dados sobre a frequência com que as pessoas gostam de receber e-mails. O gráfico abaixo do MarketingSherpa fornece uma idéia da frequência de envio ideal:

EMAIL MARKETING P INICIANTES

Os dados foram compilados a partir de uma pesquisa com 2.057 adultos que responderam à pergunta: “Com que frequência, se é que alguma vez, você gostaria de receber e-mails promocionais (por exemplo, cupons, notificações de vendas) de empresas com as quais faz negócios?”

Os dados mostram uma propagação de interesse, inclinando-se para campanhas de email de maior frequência. Há uma coisa a ter em mente: esses não são seus assinantes.

Se você não tiver certeza sobre a frequência de e-mails, a solução mais fácil é perguntar aos seus assinantes. Deixe-os escolher as configurações de frequência ou pesquisar para descobrir com que frequência eles querem ouvir você.

Envie mais do que conteúdo promocional

Em 2015, a Marketingsherpa realizou um estudo perguntando aos consumidores “de qual das seguintes maneiras, se houver, você prefere que as empresas se comuniquem com você?”

Mais de 70% dos entrevistados escolheram o email , dominando uma lista de outras opções, incluindo sms, mídias sociais, mala direta e anúncios on-line / impressos. Pouco mudou desde então e os consumidores ainda preferem o e-mail.

Mas apenas porque eles querem isso não significa que eles querem que todos os e-mails sejam uma promoção flagrante.

Essa é uma maneira infalível de fazer sua lista odiar suas entranhas.

Ao planejar suas campanhas por email e escolher o conteúdo a ser incluído, tente uma combinação 80/20 usando o Princípio de Pareto. Simplificando: 80% do seu conteúdo deve ser dedicado a informações valiosas e úteis, e 20% deve ser dedicado às promoções, vendas e produtos / serviços que você está vendendo.

Dê uma olhada nessas previsões e tendências compartilhadas pelo Convince e Convert , compiladas a partir do Litmus e da Campaig Monitor :

Guia E-mail Marketing para Iniciante

É importante observar como várias tendências crescentes giram em torno de conteúdo de valor – e não de conteúdo promocional. Coisas como personalização e valor da vida útil do assinante, conteúdo pequeno, fácil de digerir, narrativas e narrativas mais fortes, experiências mais ricas … tudo isso é essencial para criar e-mails altamente atraentes que aumentarão suas taxas de abertura e engajamento.

Encontre inspiração para enviar campanhas de e-mail marketing de valor

Se você está com problemas de tópicos e o que incluir em seus e-mails além das promoções gerais, não tenha medo. Todas as empresas, em todos os setores, têm muitas informações para compartilhar. Se essas informações são relevantes ou interessantes aos olhos de seus assinantes é o que você precisa determinar.

Não se preocupe, já fizemos um trabalho de pernas para ter muitas idéias para fonte de conteúdo para suas campanhas de e-mail. A seguir, algumas idéias para que possa expandir seu criativo:

  • Informações da empresa, como oportunidades de carreira, imprensa com a sua empresa e conteúdo dos bastidores
  • Atualizações e informações de produtos, como conteúdo de instruções, vídeos de produtos, lançamentos e descontos futuros
  • Conteúdo com valor agregado, como infográficos, estudos do setor, resultados de pesquisas e blogs recentes
  • Conteúdo focado nas pessoas para humanizar sua marca, como biografias de novos contratados, entrevistas com executivos, comentários e depoimentos de clientes e blogs de membros da equipe
  • Informações de suporte, como atualizações de perguntas frequentes, estudos de caso, histórias de sucesso e recursos gratuitos
  • Informações sobre eventos para eventos corporativos e comunitários, seminários on-line e feiras

Procure todas as oportunidades de compartilhar conteúdo valioso sobre conteúdo promocional para manter alto o interesse e o envolvimento.

Ao aplicar esses fundamentos das campanhas de  alta conversão  ao seu primeiro e-mail, você poderá criar e enviar uma campanha que capte a atenção do assinante, apresente informações relevantes e facilite a conversão.

Avalie seus resultados

Com seu primeiro e-mail pronto e começando a ser aberto e clicado por seus assinantes, você poderá começar a acompanhar o sucesso de sua campanha.

Há dois lugares pelos quais você pode acompanhar o sucesso de suas campanhas de marketing por email: Sua ferramenta de marketing por email (como o Campaign Monitor) e a ferramenta de análise de site (como o Google Analytics).

A seção de relatórios da sua ferramenta de marketing por email é o lugar para entender como as pessoas interagiram com suas campanhas por email.

Veja o gráfico apresentado pela empresa Campaign Monitor, assim como o apresentado há vários relatórios que podem ajudá-lo a fazer isso.

guia E-mail Marketing

No relatório deve ser apresentado algumas métricas principais de sua campanha de e-mail marketing para que possa tomar atitudes orientadas a estatísticas. E entre as principais esta incluindo:

  • Número de aberturas exclusivas – o número de inscritos únicos que abriram sua campanha.
  • Número de devoluções – o número de endereços de e-mail para os quais sua campanha não pôde ser entregue ( por vários motivos diferentes ).
  • Número de e-mails não abertos – o número de assinantes únicos que não abriram sua campanha.
  • Taxa de abertura – a porcentagem de todos os assinantes que abriram sua campanha.
  • Taxa de cliques – a porcentagem de pessoas que abriram sua campanha que clicaram em um link.
  • Taxa de cancelamento de inscrição – a porcentagem de pessoas que cancelaram a inscrição em sua lista de e-mails por meio desta campanha.
  • Reclamações de spam – O número (e porcentagem) de pessoas que marcaram sua campanha como spam clicando nos botões ‘Marcar como spam’ no cliente de email escolhido (por exemplo, Gmail, Yahoo Mail, Outlook etc.).
  • Compartilhamentos – O número de pessoas que encaminharam sua campanha para um amigo (usando o ícone de encaminhamento no seu modelo de email) ou a compartilharam através de redes sociais como Twitter e Facebook.

Essas métricas fornecem uma visão geral de alto nível de como seus assinantes estão interagindo com suas campanhas e permitem comparar o sucesso de uma campanha com outra. Se você quiser ir mais fundo e ver as pessoas exatas que abriram e clicaram em sua campanha, em quais links clicaram etc., você pode fazer isso escolhendo alguns dos outros relatórios no menu à direita.

Depois de passar algum tempo analisando como as pessoas interagiram com sua campanha de e-mail, você pode dar um passo adiante e ver o que aconteceu depois que elas clicaram no seu site.

Para fazer isso, você precisa ter uma ferramenta de análise da web (como o Google Analytics) instalada no seu site. Se o fizer, e você ativou alguma integração ao Google Analytics , poderá ver os detalhes de todas as visitas ao seu site a partir de suas campanhas de e-mail marketing, incluindo quanto tempo elas passaram no site, quais páginas foram visitadas, quais campanhas eles estão vindo e muito mais.

Se você estiver utilizando o WordPress como site pode incluir o painel do Google Analytics em sua área administrativa para acompanhar algumas estatísticas importantes sobre os visitantes de sua campanha de e-mail marketing em um único local.

Com todos os dados prontos, você pode começar a fazer e testar alterações nas suas campanhas de email para melhorar as taxas de abertura e clique.

Dividir as linhas de assunto dos testes para melhorar as taxas de abertura

Quando você presta atenção às taxas de abertura das suas campanhas de email, começa a ver o que funciona e o que não funciona, capturando a atenção e o clique de vários segmentos de email.

Mas a única maneira de melhorar sistematicamente suas taxas de abertura é fazer testes de divisão nas linhas de assunto.

Os profissionais de e-mail marketing que desejam melhorar as taxas de abertura irão testar os tópicos A / B (teste de divisão). Para fazer isso, verifique se todos os bits do e-mail são iguais, exceto a linha de assunto. Você pode testar diferentes comprimentos de linha de assunto, diferentes palavras de poder nas linhas de assunto e linhas de assunto genéricas x específicas.

Por exemplo, você pode testar como seus segmentos respondem à personalização testando uma linha de assunto idêntica que inclui o primeiro nome do assinante contra um que não inclua o nome. Segundo pesquisa elaborada pela Campaign Monitor, testes realizados em campanhas de sua autoria demonstrou que as linhas de assunto personalizadas tiveram um aumento de 26% nas taxas de abertura .

Ainda segundo a empresa há mais maneiras de melhorar as taxas de abertura do que a personalização, começando com o uso de modelos de linha de assunto testados e testados, como:

  1. Pare agora {Emoção indesejável}
  2. {Resultado Desejável} (Seus 3 primeiros passos)
  3. Novo {Coisa}: o que significa {função do público}
  4. O que {influenciadores credíveis} estão dizendo sobre {Topic}
  5. {Alguém que o público admira} pode pagar por qualquer {produto}, ela usa…
  6. Melhor {Emoji} + {Emoji} + {Emoji} = {Emoji}
  7. {Tópico}, {Tópico} e {Tópico Aparentemente Não Relacionado}?
  8. {Nome da empresa personalizado} + 497% a mais {Need} = {Emoji}
  9. {Emoji} Seu {Emoji} com…
  10. {Nome Personalizado}, Ganhe {Algo Desejável} Somente Hoje
  11. Você está perdendo {algo desejável}
  12. Esta noite apenas: o sonho de uma {função do público}
  13. Deseja 587% mais {Algo Desejável}? {Emoji}
  14. Este é um email de vendas {Emoji}
  15. Não esqueça! {Evento} Hoje {Emoji}
  16. … Quando você está doente e cansado de {Algo indesejável} {Emoji}
  17. “{Citar}”
  18. Um processo de {Topic} para reduzir de 30 a 50% da carga de trabalho {Emoji}
  19. {Tópico} + {Tópico} + {Tópico}
  20. “Eu amo {algo indesejável}!” (ninguém jamais disse)

Ao dividir o teste e otimizar suas linhas de assunto, há várias coisas que você pode fazer para tentar melhorar o desempenho, começando com o uso de palavras poderosas que capturam atenção, e para isto Use a técnica do K.I.S.S. (Keep it simple, stupid – Estupidamente, só mantenha a Simplicidade): De outra forma, não complique o assunto do e-mail marketing quando pode simplificar. Entãu use C= Curiosidade + U= Urgência + R= Relevância + V= Valor + E= Emoção.

Desta maneira você vai chegar muito mais rápido em seus objetivos de e-mail Marketing, e para ajudar ainda mais deixo como analise de ideias o link do site CoSchedule, nele você pode analisar gratuitamente varias idéias:

Email marketing buscador de titulos

Durante o teste, você também deseja remover e evitar palavras que possam acionar filtros de spam e reduzir significativamente as taxas de abertura, em breve vou disponibilizar um artigo só com palavras chaves ou frases que não devem ser usadas em campanhas de marketing digital. Assim não fique de fora, assine nossa Newsletter e tenha em primeira mão toda informação.

Continuando, considere incluir números na linha de assunto do seu e-mail – mas apenas se funcionar naturalmente. De acordo com um estudo da YesWare, que analisou 115 milhões de campanhas de e-mail marketing, incluindo números na linha de assunto, pode produzir taxas mais altas de abertura e resposta.

Então, quando estiver testando linhas de assuntos em seu e-mail marketing, teste assuntos de duração variável. E esta medida é cabível já que mais de 50% de todos os e-mails são abertos através do celular, a técnica de assunto versátil ajuda a criar linhas de assunto mais essenciais já que assuntos longos não se destacam nas telas menores. As práticas recomendadas sugerem linhas de assunto com 17 a 24 caracteres ou 3 a 5 palavras.

Melhorando as taxas de cliques para campanhas por E-mail Marketing

O ideal,e desejável é que os assinantes gerem uma ação a qual é passar do seu e-mail para uma determinada página de destino onde possam efetuar uma compra de produtos, reserva de evento ou confirmação de entendimento de noticia. Para tanto, eles precisam clicar em algo no e-mail o que leva a execução da próxima etapa desejada. Você a este ponto já deve ter entendido como manter um olhar atento às métricas da campanha ajuda você a ajustar continuamente seus e-mails para melhoramento das taxas de cliques.

E você é responsável por fazer uma estrategia que leve a aumentar essas taxas, além de criar um plano de ação mais forte, incluindo:

  • Melhorando o layout – ajuste seu modelo para tornar o conteúdo mais legível para que ele flua naturalmente em direção a uma frase de efeito. Quando a Campaign Monitor redesenhou um e-mail de blog de uma campanha que estava desenvolvendo pode observar um aumento de 127% nos cliques. Isto mesmo um design mais atraente fez aumentar absurdamente a taxa de clique segundo a empresa.
  • Experimente novas imagens – lembre-se do que dissemos sobre o conteúdo visual? As campanhas com imagens mais atraentes tiveram uma taxa de cliques 42% maior do que aquelas sem.
  • CTAs ( Call to Action ou Chamada para Ação) visuais – As pessoas estão conectadas para clicar nos botões. É um conceito chamado ‘ disponibilidade ‘ ou uma ação possível entre um objeto e um indivíduo; portanto, teste diferentes CTAs visuais e estilos de botão para aumentar as conversões e as taxas de cliques.
  • Teste o posicionamento do CTA – onde você coloca a sua chamada à ação, divida as campanhas de teste com o seu CTA em diferentes locais. A Digital Donut testou o canal e descobriu que um CTA no lado direito do e-mail aumentava as taxas de cliques de suas campanhas.
  • Segmente seus e-mails – se você não estiver vendo as conversões esperadas, verifique sua lista de e-mails em busca de oportunidades para segmentar ainda mais e melhorar quem você está segmentando
  • Tempo do teste – quando os emails são enviados, é tão importante quanto a frequência com que eles são enviados. Pesquisas da Nave espacial mostram que as pessoas têm maior probabilidade de abrir e clicar em e-mails entre 20h e meia-noite. Certifique-se de testar quando enviar e-mails e assistir aos relatórios da campanha para horários de envio ideais.

DICAS DE BÔNUS

Suas métricas podem dizer muito sobre o desempenho da campanha e como melhorar suas campanhas por email, mas há três coisas que você deve sempre fazer após cada campanha, independentemente do desempenho delas.

1. Reenvie a Campanha

Não importa a eficácia da linha de assunto, você sempre terá assinantes que não a abrem por vários motivos. Envie seu e-mail novamente visando especificamente um segmento da lista daqueles que não abriram na primeira vez.

Essa não é apenas uma segunda chance, caso eles tenham perdido o primeiro e-mail, é outra oportunidade de dividir ainda mais as linhas de assunto dos testes, bem como os tempos de envio.

2. Limpe sua Lista

Se rodadas de testes divididos, segmentação e reenvio ainda resultam em baixas pontuações de envolvimento de alguns de seus assinantes, não tenha medo de limpar sua lista. Revise os dados do assinante regularmente para monitorar as classificações de atividade e engajamento. Remova ou segmente mais aqueles que não estão envolvidos, a fim de melhorar as taxas gerais de abertura dos seus principais segmentos de assinantes.

3. Crie consciência para sua marca

Depois de concluir sua campanha e as etapas finais, crie um conhecimento para sua marca em todos os canais de marketing disponíveis. Isso inclui métodos mais comuns (como marketing de mídia social e eventos), bem como campanhas de reconhecimento de marca mais incomuns (como brindes e concursos).

Ao aumentar o reconhecimento da marca, você pode ganhar mais seguidores e assinantes. Isso entrará em suas próximas campanhas, oferecendo a você um público maior e mais engajado.

Por ter um grupo de assinantes mais amplo e diversificado, é mais provável que você atraia mais leads e obtenha mais conversões. Por fim, isso significa mais interesse e receita para o seu negócio.

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5 comentários em “Email Marketing para Iniciantes”

    • Alikee Elliot Hildegaard, obrigado!
      E vamos sempre procurar manter conteúdo que ajude nossos visitantes.
      Desejando um conhecimento em especial?
      Escrever e montaremos este blogging.

      Responder

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