Status de pedido no Woocommerce, se você tem ou deseja ter uma loja virtual criada em Woocommerce, já parou para pensar sobre esse assunto.
Um bom atendimento de pedidos é um dos desafios enfrentados por todos os proprietários de e-commerce. Uma vez que todo processo de atendimento começa no momento em que você recebe um pedido online.
Assim, você deve se perguntar: Como funciona o status de pedido no Woocommerce?
Durante todo o processo, você precisa atualizar o cliente com notificações rápidas. Além disso, pode ser necessário gerenciar devoluções e reembolsos ocasionalmente.
Se você gerenciar todas essas etapas sem problemas e, em geral, seus produtos chegarem aos clientes no prazo, considere o processo de gerenciamento de pedidos satisfatório.
Abaixo vamos apresentar as etapas ou sequencia de status de pedidos no WooCommerce.
Vamos lá!
Status de pedido no WooCommerce
1 Status de pedido no WooCommerce
1.1 1 – Pagamento pendente
1.2 2 – Pagamento recusado
1.3 3 – Processamento
1.4 4 – Concluído
1.5 5 – Pendente
1.6 7 – Reembolsado
Mas como mudar um Status de pedido no WooCommerce?
Por padrão o WooCommerce oferece um total de 7 status de pedidos.
Existem 7 Status de pedido no WooCommerce:
- Pagamento pendente: O pedido está registrado, mas o pagamento não foi recebido.
- Recusado: Por algum motivo o pagamento foi recusado ou não passou.
- Processando: O pedido é registrado e o pagamento é recebido.
- Concluído: O pedido foi completamente processado, não há mais nada a fazer.
- Pendente: Nesse Caso você deve confirmar o pagamento do pedido Manualmente.
- Cancelado: Você ou o cliente cancelou o pedido.
- Reembolsado: Você reembolsa o cliente.
- Cancelado – cinza
- Concluído – Azul
- Falha – vermelho
- Em espera – laranja
- Pagamento pendente – cinza
- Processamento – Verde
- Reembolsado – Cinza
Abaixo, detalharemos um pouco melhor cada um dos Status de pedido no WooCommerce:
1 – Pagamento pendente
O pedido mostra o status de “Pendente” enquanto aguarda a conclusão do pagamento. Assim, se um pedido permanecer “Pendente” por um longo período, isso poderá significar que o pagamento foi bloqueado e devolvido.
Os pedidos pendentes não são motivo de preocupação e isso não significa que a pessoa será cobrada duas vezes. Mas quando você concluir o pagamento de um pedido, o status do pedido muda brevemente para ” em processamento” antes de ir para “Concluído”.
2 – Pagamento recusado
Um dos motivos frequentes de pagamento recusado é a falta de dinheiro na conta. De fato, se o saldo da conta atual tiver zerado, e o meio de pagamento for débito, ele será recusado na Internet.
Outro motivo para o pagamento recusado é quando os dados do cartão de crédito estão incorretos.
Outra causa para recusa de pagamento é que alguns comerciantes eletrônicos não aceitam certos tipos de cartão bancário. Se você possuir um desses cartões bancários, seu pagamento será recusado no site.
3 – Processamento
O processamento ocorre quando o pagamento foi recebido (pago) e o pedido está aguardando confirmação. Todos os pedidos de produtos requerem processamento, exceto aqueles que contêm apenas produtos virtuais e para download.
Se o pagamento tiver sido bem-sucedido e o pedido não contiver produtos digitais ou para download, o pedido será definido como Processamento.
4 – Concluído
É quando o pedido foi concluído e não requer nenhuma ação adicional.
5 – Pendente
No Status pendente, o pedido recebido não foi pago.
6 – Cancelado
O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou pelo administrador da loja. Quando isso acontece o estoque é aumentado e nenhuma ação adicional é necessária.
7 – Reembolsado
Esse Status é quando o cliente é reembolsado pelo administrador. Assim, nenhuma ação adicional é necessária.
Como mudar um Status de pedido no WooCommerce?
O painel de dados do pedido permite modificar manualmente o status do pedido, exibir (ou alterar) a nota do pedido do cliente e alterar a qual usuário o pedido está atribuído.
Sendo assim, caso você queira automatizar a mudança de status do Woocommerce, existem soluções para isso. Fale Conosco e ajudaremos
Você também pode encontrar os endereços de cobrança e entrega do cliente, juntamente com um link para visualizar outras compras que o cliente pode ter feito no passado.
Os status dos pedidos são codificados por cores e descritivos:
Fonte: Woocommerce.